Algodãozinho. Como é doce!


Renata Cunha se lança em sua 2ª aventura literária.


Vencedora do 1º Prêmio Jornal Cruzeiro do Sul de Literatura, a publicitária acaba de concluir um livro infantil.
Notícia publicada na edição de 21/07/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 002 do caderno C - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
José Antônio Rosa
joseantonio.rosa@jcruzeiro.com.br
O livro parte da clássica pergunta:
 o que você quer ser quando crescer?
 - Por: DIVULGAÇÃO

Entre as tantas perguntas que as crianças se fazem, ou têm de responder, poucas assumem importância maior do que aquela que pretende saber o que elas serão quando crescerem. Quem nunca ouviu, uma vez que fosse, esse questionamento?

Tomada da mesma dúvida, a publicitária Renata Cunha, vencedora do 1º Prêmio Jornal Cruzeiro do Sul de Literatura, com o texto "Antes Tese", decidiu discutir o tema em "Algodãozinho. Como é Doce", seu segundo livro. O trabalho, por enquanto, pode ser lido na versão on line. Renata o postou no endereço http://issuu.com/peixinho/docs/livro_web. Além da narrativa, ela assina, também, as ilustrações, e espera que alguma editora se interesse em publicá-lo.

"Algodãozinho!" resulta de experiências vividas pela autora. Como o personagem do livro, Renata também teve de responder à pergunta que a maioria dos pequenos considera "muito difícil". Comparou o processo a uma "busca do auto-conhecimento". E é essa viagem que conduz o leitor a um mundo em que a menina assume a forma de nuvem (trata-se, na verdade, de uma licença literária) para tentar entender o que, afinal, quer fazer depois de crescida.

Medo, insegurança, fragilidade são sentimentos que se misturam durante a empreitada da protagonista da história. "Todos nós passamos por situação parecida. Todos precisamos de alguém que nos oriente, que nos acolha", comenta Renata. E o continente para as aflições vividas no texto (e na vida real) por ela é a avó. A figura que transmite confiança e sobretudo carinho é o contraponto ao dilema. Até por ter passado pelos mesmos problemas, Renata Cunha, emociona-se ao lembrar.

Prefere, no entanto, não contar o desfecho da narrativa. "Fica como elemento surpresa." Renata acrescentou que a história foi, também, inspirada no conto "O Patinho Feio", dos Irmãos Grimm. O clássico da literatura infantil, explicou, tem um pouco a ver com a transformação a que a criança se submete quando tem de tomar decisões, ou definir o que fazer em situações limites. "Não é fácil resolver, tão depressa, a partir de uma resposta, o que pode ser o nosso futuro." A escritora disse que a participação no concurso literário promovido pelo jornal Cruzeiro do Sul foi de fundamental importância na produção do segundo trabalho. Desde que venceu o Prêmio, Renata Cunha tem sido convidada a participar de feiras e mostras literárias. Estará na próxima edição da Semana do Escritor e, também, em Botucatu.

Prêmio Cruzeiro do Sul

Como Renata Cunha, muitos autores podem ter a chance de ver seus trabalhos publicados. Continuam abertas, agora até 31 de agosto, as inscrições ao II Prêmio Jornal Cruzeiro do Sul de Literatura. Podem participar interessados com idades a partir dos dez anos completos até a data da inscrição, que residam nas cidades em que o jornal Cruzeiro do Sul circula. Os trabalhos, no gênero conto, devem ser enviados pelo correio, em carta registrada ou Sedex com Aviso de Recebimento, sendo considerada a data da postagem no Correio para efeito de inscrição. O envelope deverá indicar externamente: Prêmio Jornal Cruzeiro do Sul de Literatura, e ser endereçado à Assessoria Técnica da Fundação Ubaldino do Amaral, que fica à Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes 2800, Alto da Boa Vista, CEP 18013-280.

Cada inscrito pode participar com um único conto, desde que inédito. O autor já pode ter trabalhos publicados; a exigência é para que o texto com o qual vá concorrer ainda não tenha sido editado, seja sob a forma impressa, ou virtual (site, blogs, etc.). Outras informações podem ser obtidas no site www.cruzeirodosul.inf.br. Na página, o interessado deve procurar o banner com os dizeres "Prêmio Jornal Cruzeiro do Sul de Literatura - Edição Contos".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matéria da premiação do livro

Experimentando mais uma vez!